Sintomas e transmissão
Os sintomas da gripe, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado: comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, dor muscular e dor de cabeça.
Fique atento para sinais de piora, como falta de ar. Quanto mais cedo for usado um antiviral distribuído pelo Ministério da Saúde, mediante receita médica, melhor.
A recomendação é que o remédio seja tomado nas primeiras 48 horas após o surgimento dos sintomas. Isso ajuda a abreviar a doença e minimizar as chances de transmissão. É importante procurar um médico.
Quem já teve a gripe H1N1 já criou anticorpos e, caso volte a ter a mesma gripe, terá com menor intensidade. Uma das dicas para se prevenir é deixar os ambientes arejados. O vírus precisa de uma distância de mais ou menos 1 metro para ser transmitido e consegue sobreviver até 7 horas fora do corpo.
Outro lado
A SES informou, por meio de assessoria de imprensa, que Cuiabá recebeu 73 mil doses da vacina, que foram enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas no Estado.
Segundo a pasta, cabe às prefeituras realizarem um levantamento de onde a vacina está em falta, entrar em contato com o MS para regularizar a situação.
Midianews
Nenhum comentário:
Postar um comentário